terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PEQUENA INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE



Para o exercício de funções relevantes, o contador necessita de uma preparação educacional bastante sólida, que envolva não somente uma formação técnica aprimorada como também uma razoável formação cultural e humanística.

Além do completo domínio das normas e princípios contábeis, o contador deve também possuir sólidos conhecimentos de matemática e estatística, de contabilidade aplicada, de direito, bem como de princípios de economia empresarial, de organização de empresas, administração, além das normas de ética profissional.

Na sua importância e versatilidade, o curso de Ciências contábeis expande seus raios de ação às pessoas de direito público, colocando-se a serviço da União, Estados, Municípios, Autarquias, Fundações etc.

O campo de atuação dos profissionais da área é vasto e promissor, garantindo o sucesso de todos aqueles que se graduarem no mundo fascinante da CONTABILIDADE.

A PROFISSÃO

Mais do que nas atividades industriais, comerciais, financeiras, agropecuárias, de entretenimento, lazer, saúde, transportes, enfim toda a gama das ações empresariais existentes no mundo, a CONTABILIDADE , por ser indispensável em todas elas, deve estar atenta às exigências dos tempos modernos e do futuro próximo.

Linguagem universal dos negócios, a importância da contabilidade é indiscutível, e , por isso mesmo, mister se faz que o Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Goiás busque o aprimoramento permanente de seus métodos de ensino.

O CURRÍCULO

O currículo do curso de Ciências Contábeis está centrado basicamente em três grandes linhas de ensino teórico-prático:

  • conhecimento de formação geral de natureza humanística e social;
  • conhecimento de formação profissional;
  • conhecimento ou atividades de formação complementar.
Cabe destacar que este currículo exige uma postura gerencial inovadora, uma perfeita integração entre os diversos departamentos, sob a orientação do Departamento de Ciências Contábeis - CON. Exigirá uma reciclagem permanente do corpo docente, com a assimilação da nova filosofia do curso, a contínua modernização do Escritório/Modelo, dos equipamentos e das instalações para atendimento ao aluno (Prática Contábil).

O OBJETO E AS FUNÇÕES DA CONTABILIDADE

Nos últimos 150 anos de doutrina contábil, muitas foram as teorias que procuraram identificar o objeto de estudo e as finalidades da Contabilidade. Destas teorias, a que é hoje universal e quase unanimemente aceita, é a do patrimonialismo, exposta por Vicenzo Mazi, que elegeu como objeto da contabilidade o PATRIMÔNIO, com enfoque para os fenômenos nele ocorridos.

Esta teoria possui princípios identificados e normas estabelecidas que constituem um conjunto estruturado de conhecimentos certos e universais, capazes de prever futuros fenômenos patrimoniais.

Conceito de Patrimônio

Em contabilidade, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

Bens e Direitos Obrigações

(a receber) ( a serem pagas)

PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA

Bens: Coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas e se subdividem em:

Bens materiais, corpóreos ou tangíveis: Têm forma física, são palpáveis. Ex: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, moveis e utensílios etc.

Bens imateriais incorpóreos ou intangíveis: São os não palpáveis, não constituídos de matéria. Ex: Marcas e patentes.

Bens imóveis: são aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos: Edifícios, construções etc.

Bens móveis: são aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias etc.

Em Contabilidade entende-se por Direito ou Direitos.

Obrigações: São dividas com outras pessoas ou instituições. Em Contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos: pagamento na data do vencimento.

ATIVO: È o conjunto de bens e direitos da propriedade da empresa. São os itens positivos do patrimônio; trazem benefícios, proporcionam ganho para a empresa.

PASSIVO: Significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data de seu vencimento.

PATRIMONIO LIQUIDO: Parte do patrimônio que efetivamente sobra para seu proprietário após somar bens e direitos e subtrair do total das obrigações; situação líquida, riqueza líquida; medida de riqueza da empresa.

Equação Patrimonial:
PL(Patrimônio Liq.) = Ativo – Passivo

Situação Líquida Negativa:
Ativo < Passivo

Situação Líquida Positiva:
Ativo > Passivo

Situação Liquida Nula
Ativo = passivo


Adaptado por Marcelo Jesonias

Nenhum comentário:

Postar um comentário